É fazer com que o “democratização da comunicação”, que não é nada menos que o
povo, tenha condições de poder se comunicar, de contar sua vida, sua história,
das suas dificuldades, propostas, e poder divulgar isso, comunicar isso. Como
se comunica isso? Não tem ilusão: jornal, rádio, televisão, internet, cinema,
etc. O povo comum, 90% da população, não tem acesso a nada, só a receber a
comunicação. De quem? De grandes grupos econômicos monopolistas que se
apropriaram das chamadas concessões públicas no Brasil; ou acumularam dinheiro
para ter seus jornais, revistas, e divulgam suas ideias que são ideias de uma
sociedade x, ideias hegemônicas de um projeto de sociedade.
Democratizar a comunicação seria permitir que
quem não tem hegemonia possa disputar a hegemonia em pé de igualdade. Como? Com
direito ao acesso à comunicação para divulgar o seu projeto de sociedade,
comunicar suas ideias, seu projeto de vida, sua visão de mundo. E isso não
acontece: acontece que são pouquíssimos grupos econômicos que divulgam o que o
dono quer da maneira que quer, no projeto político dele, e os outros não tem
condições.
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